segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Capítulo XIII - O Bom calado é subjugado pelo Mau, o Mal grita.

Por toda sua vida 5 militou numa causa que hoje mal sabe o porquê. Foram tantos meios, que mal compreendia-se os fins. Odiou e defendeu 1 com toda suas forças. Levantou suas bandeiras, distribuiu seus panfletos, apitou contra sua oposição. Em suma, percorreu todo o circo que a militância política nos obriga a percorrer. Porém, o fio perdeu-se da meada...

Sua vidinha podre, seu corpo decomposto em nome de um devaneio pseudo-sabe-se-lá-o-que era. Dói perceber a própria inutilidade, a fraqueza e o desperdício da vida. A juventude ensacada e enterrada -não volta mais-. A vida passou.

A ignição acabara sendo dada ao perceber que traiu tudo aquilo que um dia acreditou.

Ser tolamente convencido por alguém com tão baixo intelecto como 4 era o que lhe doía mais. Pelo seu rancorzinho juvenil, entregou documentos que carregou a vida inteira, jurando esconder e proteger. Estava cansado, porém, ao mesmo tempo estranhamente aliviado. Perder mais do que tinha seria mendicância, não poderia ficar pior. Força meu camarada.



10 é muito verde, muito jovem. Ainda está na fase de ser contaminado por ideologias e repentes de euforia. 6 analisava seu pupilo. Sentia que haveria de amargá-lo. As tratativas de 1 com o asqueroso 9 havia sido um bom começo, mas precisava de mais.

1 aparece. Constrangido, mas eufórico:

-espero não ter contraído Aids quando a camisinha furou!

Seis, com seu contumaz sorriso sarcástico: -fechou ou não fechou?

Um: Meu c*, não, tá arregaçado!!

Seis e Dez riem, estão leves, tiraram o seu da reta.

Um também ri, 1 é um bom político, sabe se prostituir.

1, triunfalmente, como se declamasse às multidões, o mais teatral possível:

" meu povo brasileiro,

povo sofrido..."

Enquanto 1 contorcia sua cara em seu discurso imaginário, 6 para 10: quanto mais hemorróida mais convincente fica.

Dez sorriu mais uma vez.



O Senhor do Partido sentava-se sozinho. Está em uma das raras ocasiões em que permite-se não usar gravata. No tórax nu, percebem-se diversas medalhas de variadas entidades "protetoras". Nesta profissão há de ter proteção.

No Hades, acabara de ser informado de que 3 haveria de financiar a campanha da candidata do meio ambiente. E isto não pode acontecer. Mulher e Meio Ambiente?! Tinha asco!

Mulheres são bestas, Ecologia é atraso, dizia.

Havia também os outros dois candidatos: o seu e o que não levaria. A era das difamações públicas ficara para trás... bons tempos...



Não era cacique do partido, mas dado às leituras. Lia de tudo e tinha prazer pela manifestações culturais locais. Seu irmão mais velho estava destinado à política local, fora preparado pelo pai, pelo avô, pelo bisavô assim por diante. Por ser o segundo, não recebeu os privilégios dos primogênitos. Dessa forma tinha tempo livre para se dedicar às amenidades.

7511 era o candidato local da oposição. Com a ajudar do senador, seu irmão levaria. Não costumava participar de campanha, observava preguiçosamente à distância.

Uma semana após a eleição, obviamente fraudulentas (dispensa-se maiores comentários) e com suporte federal, seu irmão ganhara... mas não levara... fora assassinado no primeiro pronunciamento público como candidato eleito. O velho discurso: moradia, saúde e educação.

O caciquinho não sabia, não era vice, mas uma espécie de suplente. Haveria de assumir.

Uma semana após assumir, 7511 fora tocaiado.

Nunca mais abriu um livro na vida.

8, após catar todas as latinhas na beira da marginal, dormia embaixo de um  pontilhão. Certas pessoas 'são' porque querem, outras não. Infelizmente certos estragos jamais se recuperam. Certas vítimas metamorfoseiam em algozes. Quando a rua torna-se limpa, aconchegante e um bom lugar para se morar, é sinal de algo vai mal: 

Oito não conheceu o pai, mas fez doutorado em padrastos. Tão clichê quanto meu texto, foi o círculo vicioso da violência doméstica à ruptura familiar, à rua, à cola, à internação pelos atos infracionais,  à maioridade, à prisão.  Não existe salvação, é o que está aí. Aí estava Oito, entregue à própria sorte, entre a mendicância, o furto, o roubo... reproduzindo a escalada da violência que conheceu deste sempre. Catava latinhas ao fim de suas pedras. Era ruim de assalto, o último lhe rendeu anos de reclusão em virtude do latrocínio. Era melhor lá dentro, porém difícil arrumar mulher. Agora 8...
...conheceu 2. É a sua chance de se arrumar. Sua cabeça confusa ainda conseguia funcionar em prol da malandragem.  Honestidade?  Não é que não saiba, simplesmente não  conseguia compreender.

E por que haveria de compreender?

Nenhum comentário:

Postar um comentário